Olá, tudo bem?

Se você acompanha o Instagram, sabe que na última sexta-feira (dia 30/06), preparei e mostrei no stories uma receita deliciosa, o Tortéi. O prato típico italiano que leva abóbora como recheio, fez um grande sucesso no Instagram e quem experimentou aprovou! Por isso decidi trazer esta receita para o blog!

Basicamente o preparo consiste em fazer o recheio, montar os tortéis, cozinhar e colocar molho por cima. Mas é claro, que vou explicar bem detalhado todo o processo. Acompanhe:

Ingredientes:
  • Massa:

2 pacotes de massa para pastel (massa disco) de 200g

A massa da receita original é preparada em casa com trigo e ovos, mas como não é todo mundo que dispõe desse tempo, eu adaptei a receita utilizando a massa pronta de pastel e deu muito certo.

  • Recheio:

1 abóbora cabotia madura

Canela (à gosto)

Noz Moscada ralada ou em pó (à gosto)

Sal e açúcar (à gosto)

Já fiz o recheio com a moranga e com a cabotia, ambas ficaram deliciosas, a única diferença é no cozimento, onde a moranga “puxa” mais água, deixando o recheio mais ralo.

Para quem também dispõe de pouco tempo ou só apenas quer facilitar o processo, existe mercados que vendem a abóbora já descascada e cortada em pedaços.

 MOLHO:

Esta receita é muito versátil pois pode utilizar o molho que quiser e obter vários sabores diferentes na mesma receita. Por isso os molhos que mais indico para a receita são: molho vermelho (tomate), molho branco, rosé, Alfredo, à carbonara, sugo, funghi, pomorodo, entre outros.

Modo de preparo:
  1. Descasque a abóbora e a corte em cubos (dica: deixe a abóbora 3 minutos no microondas, isso irá amolecer a casca facilitando a remoção da mesma)
  2. Cozinhe a abóbora até ficar bem mole (enquanto isso, vá desprendendo a massa e distribuindo em uma mesa para depois preencher com o recheio)
  3. Após o cozimento, retire toda a água possível da abóbora e amasse a mesma até ficar na consistência pastosa
  4. Acrescente canela, noz moscada, açúcar e sal, tudo a gosto! (O sabor comum do recheio será uma abóbora levemente adocicada com gostinho de canela!)
  5. Preencha as massas e as feche bem, como um pastel mesmo. (Enquanto isso em uma panela grande deixe água fervendo para cozinhar os tortéis)
  6. Prepare o(s) molho(s) de sua preferência e os reserve
  7. Acrescente os tortéis aos poucos para que não grudem. O tempo de cozimento é rápido, cerca de 2 à 3 minutos. IMPORTANTE: a massa é muito fina, por isso tome todo cuidado no manuseio do tortéi para que não rasgue!
  8. Caso tenha feito somente um molho, faça a montagem em uma travessa, revesando camada de molho e camada de tortéi. Se preparou mais molhos, deixe o tortei separado em uma travessa e os molhos em outras, acrescente o molho escolhido no próprio prato.
ACOMPANHAMENTOS:

O ideal é servir salada de folhas verdes para acompanhar o Tortei. Mas caso queira preparar outros pratos, a escolha é sua, afinal cada um deve fazer o que gosta!

 

E ai, gostaram da receita? Simples não?

Se gostaram da receita e quiserem ver outras por aqui! Me avisa pelo insta!

Um beijo! Bru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!